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A fotografia eloquente : arte e politica em Aleksandr Rodchenko (1924-1930)

Texto completo
Autor(es):
Erika Cazzonatto Zerwes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Helouise Costa; Silvana Barbosa Rubino
Orientador: Iara Lis Franco Schiavinatto
Resumo

Buscou-se com este estudo analisar as fotografias produzidas pelo construtivista russo Aleksandr Rodchenko, entre 1924 e 1930, a partir de suas tramas internas, e a relação entre as imagens e o engajamento político do artista. Em sua concepção, a arte possuía um papel efetivo na construção da sociedade. Isto se daria com o emprego de uma estética fotográfica revolucionária, que, demandando uma postura ativa de seu observador, engendraria um novo homem. Este ficou conhecido como Novo Homem Soviético, noção utópica partilhada pela vanguarda russa. A partir de sua ligação com o formalismo e o futurismo russos, bem como com o grupo LEF, fundado em 1923 pelo poeta Maiakovski, Rodchenko foi pioneiro na construção de uma nova visualidade, que julgava mais coerente com o mundo moderno. Nestes seis anos, ele empenhou-se na reinvenção do fazer e da linguagem fotográficos, explorando sua singularidade técnica. (AU)

Processo FAPESP: 06/53856-6 - Rodchenko: modernidade e utopia.
Beneficiário:Erika Cazzonatto Zerwes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado