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Fusões de gêneros e estilos na produção musical da banda Som Imaginário

Texto completo
Autor(es):
Maria Beatriz Cyrino Moreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Antônio Rafael Carvalho dos Santos; José Roberto Zan; Peter Dietrich
Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Resumo

O Som Imaginário foi um grupo que surgiu no Brasil em 1969 com o intuito de acompanhar o músico Milton Nascimento em sua turnê realizada em 1970. A partir da reunião de diversos músicos vindos de formações diferentes e com influências distintas, criou uma obra musical cheia de hibridismos fruto também de um contexto social-político e cultural específico. Através da análise musical dos três discos do grupo, Som Imaginário (1970), Som Imaginário (1971) e Matança do Porco (1973), buscou-se observar os aspectos de forma, gêneros e estilos presentes na sonoridade do grupo, instrumentação utilizada, harmonia e letra, com o objetivo de relacionar as formas de expressão musical do grupo com o contexto cultural e político do Brasil no período em que atuou, a transição da década de 60 para os anos 70. Ao se construir a narrativa da trajetória do grupo, procurou-se também relacioná-la à crescente indústria fonográfica no Brasil e associar elementos da produção musical do grupo com os traços comportamentais e maneiras de pensar relacionadas à contracultura e à vigência do regime ditatorial militar na sua fase mais repressiva (AU)

Processo FAPESP: 08/07889-5 - Fusões de gêneros e estilos na produção da banda Som Imaginário.
Beneficiário:Maria Beatriz Cyrino Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado