Busca avançada
Ano de início
Entree


Desenvovimento de um verniz a base de tetrafluoreto de titanio e avaliação da estabilidade quimica e atividade anticarie

Texto completo
Autor(es):
Carolina Bezerra Cavalcanti Nobrega
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Pedro Luiz Rosalen; Fred Yukio Fujiwara; Raul Cesar Evangelista; Cinthia Pereira Machado Tabchoury; Marcelo Giannini
Orientador: Jaime Aparecido Cury; Pedro Luiz Rosalen
Resumo

O uso de fluoreto tem sido a principal medida para o controle da cárie dentária. Dentre os compostos químicos utilizados, encontra~se o tetrafluoreto de titânio (TiF4); entretanto, o uso do TiF4 tem sido limitado devido a sua instabilidade em solução aquosa. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um verniz à base de tetrafluoreto de titânio (2,26% de fluoreto), avaliar sua estabilidade química e sua eficácia como agente anticárie. A avaliação da estabilidade química foi realizada por espectroscopia de ressonância magnética nuclear utilizando 19F (RMN - 19F), para identificação e quantificação dos subprodutos à base de titânio encontrados no verniz fresco e após teste de envelhecimento. Adicionalmente, a reatividade do verniz fresco e envelhecido foi determinada pela quantificação de fluoreto fracamente (fluoreto de cálcio) e fortemente (fluorapatita) formados no esmalte dental. O potencial anticárie do verniz foi avaliado utilizando o modelo de cárie animal. Quatro grupos com 12 ratas Wistar SPF cada receberam nos molares aplicação do verniz a base de TiF 4 envelhecido por um ano, verniz Duraphat@ (controle positivo - 2,26% de fluoreto), vemiz sem princípio ativo (controle negativo), ou não receberam tratamento e foram submetidas a alto desafio cariogênico por 4 semanas. O efeito anticárie foi avaliado por meio de análise da incidência e da severidade de cárie e da composição da microbiota oral. Ao término do experimento, tecidos da cavidade oral das ratas foram removidos para análise do potencial de toxicidade local ~o verniz. A análise por RMN identificou no verniz desenvolvido seis subprodutos, que se mantiveram estáveis pelo prazo de envelhecimento testado. A capacidade do verniz em formar fluorapatita no esmalte manteve-se estável durante o envelhecimento (p>O,05), mas houve redução na formação de fluoreto de cálcio (pO,05). Não foram identificadas alterações teciduais da cavidade oral na avaliação toxicológica. Os resultados sugerem que o verniz de tetrafluoreto de titânio desenvolvido pode ser considerado uma formulação promissora como agente anticárie (AU)

Processo FAPESP: 03/09882-4 - Desenvolvimento e avaliacao das propriedades quimicas e biologicas de um sistema de liberacao de tetrafluoreto de titanio.
Beneficiário:Carolina Bezerra Cavalcanti Nóbrega
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado