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Investigação fonetico-acustico-perceptual dos sinais de pontuação enquanto marcadores prosodicos

Texto completo
Autor(es):
Vera Pacheco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Luiz Carlos Cagliari; Ester Mirian Scarpa; Cesar Reis; Angel Humberto Corbera Mori; Wilmar D'Angelis
Orientador: Luiz Carlos Cagliari
Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar o processo de produção e percepção dos sinais de pontuação, SP (dois pontos, exclamação, interrogação, ponto final, ponto e vírgula, reticências e vírgula) usados na escrita do Português do Brasil. Propô-se uma análise fonético-instrumental da realização oral dessas marcas gráficas, a partir da gravação da leitura de textos narrativos. Para tanto, foram realizados três experimentos: o primeiro deles investigou a realização oral dos SPs, o segundo, a percepção/representação e o terceiro experimento investigou a relação entre percepção/representação e produção. As leituras dos textos foram realizadas por seis sujeitos (três de cada sexo), naturais do Estado de São Paulo, com idade entre 20 e 30 anos, com no mínimo graduação em curso, com hábito de leitura e sem problemas de fala e/ou de audição. As gravações foram realizadas em estúdio, por meio de gravador digital, e submetidas a transcrições prosódicas baseadas no modelo descritivo de Halliday (1970) com adaptações de Cagliari (1982). Foram obtidas medidas de duração das sílabas tônicas do componente pretônico (CPT) e do componente tônico (CT), medidas de intensidade e de FO do CPT e do CT e medidas de pausas. A análise instrumental foi realizada por meio do software PRATT, versão 4.015. Os dados foram submetidos ao teste de Normalidade Kolmogorov-Smirnov, à transformação de dados (Transformação Raiz Quadrada e Transformação Angular arcsen v x/100), aos testes de Comparação de Médias - Teste te Kruskal-Wallis -, à Análise de Variância, ao teste de Separação de Médias Scott-Knott e à Regressão Linear Simples. Os resultados encontrados mostram que: a) o leitor realiza os SPs de tal modo que se é possível depreender características fonético-acústicas particulares que os tornam estatisticamente diferentes entre si; b) o ouvinte, ao ouvir a leitura de um texto, é capaz de perceber as variações melódicas incitadas visualmente pelos sinais de pontuação presentes no texto-estímulo e marcá-las por meio dos sinais tradicionais e; c) uma memória prosódica parece atuar durante o ato da leitura de um texto pontuado a partir da tarefa de percepção. As evidências experimentais desse trabalho suportam a hipótese de que os sinais de pontuação, além de funcionarem como organizadores textuais, em termos sintático-discursivos, podem ser entendidos como marcadores prosódicos, como sugerido por Cagliari (1989) (AU)