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Imagética do candomblé: uma criação no espaço mítico-ritual

Texto completo
Autor(es):
Denise Conceição Ferraz de Camargo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Inaicyra Falcão dos Santos; Fernando Cury de Tacca; Edson do Prado Pfutzenreuter; Reginaldo Prandi; Silvia Helena Simões Borelli
Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos
Resumo

Este trabalho discute e analisa a imagem fotográfica no espaço mítico e ritual do candomblé, religião de origem negro-africana estabelecida no Brasil. Propõe a religação entre o rito contemporâneo e o mito ancestral, evidenciada pela fotografia. Apresenta o candomblé por meio do corpo, matriz geradora do "corpo-terreiro", um a condição para a manutenção do patrimônio cultural afro-brasileiro. Estuda distintas práticas fotográficas que sistematizam um conhecimento acerca dessa tradição religiosa: a "imagem-renascimento", em Pierre Verger; a "imagem-tabu", em José Medeiros; e a "imagem-oferenda", em Mario Cravo Neto. Descreve a visualidade dessa manifestação sócio-cultural no caderno de notas visuais "E o silêncio nagô calou em mim", registrando uma experiência fotográfica e ritual. (AU)

Processo FAPESP: 09/06231-9 - Imagem e ancestralidade: uma criação no espaço mítico-ritual
Beneficiário:Denise Conceição Ferraz de Camargo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado