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Brasil, um pais de todos : lingua, liberdade e cidadania (por uma analise dos discursos e politicas publicas educacionais)

Texto completo
Autor(es):
Thiago Manchini de Campos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Cláudia Regina Castellanos Pfeiffer; José Horta Nunes
Orientador: Carolina Maria Rodriguez Zuccolillo
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo

Esta dissertação tem como objetivo analisar os sentidos das noções de liberdade e cidadania no discurso político educacional brasileiro, de forma a verificar o sentido destas no processo de construção e funcionamento do consenso. Sendo estas noções provenientes da Grécia Antiga, acreditamos que contribuiria para a pesquisa acompanhar o seu percurso histórico, passando pela Idade Média, Revolução Francesa e Revolução Industrial, desembocando no Brasil do século XX. Tendo em vista explicitar o histórico na constituição de sentidos, o corpus foi constituído por recortes das Leis de Diretrizes e Bases de 1961, 1971 e 1996; das Constituições de 1946, 1967 (e a respectiva Emenda Constitucional de 1969) e 1988; e dos PCNs de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e as Bases Legais dos PCNs do Ensino Médio. Lançando mão a algumas ferramentas propostas pela Análise de Discurso, decidimos focar nos capítulos e artigos que dizem respeito à temática do projeto, de forma a fazer uma análise caracterizada pela verticalidade. Concluímos que os sentidos de liberdade e cidadania são apresentados nos respectivos documentos como a priori, nunca sendo discutidos. A análise mostrou que, no que diz respeito à cidadania, os documentos são contraditórios, sendo esta apresentada como um direito constitucional, mas também como algo a ser "conquistado" via instrução, sendo que o domínio da "Língua Nacional" tem um papel importante. Neste sentido, a escola, metáfora da cidade urbanizada, espaço de visibilidade, de produção de saberes sobre o indivíduo, é o espaço onde o aluno pode "vir a ser cidadão". Operando dentro de uma lógica consensual de apagamento das diferenças, a escola disciplina o indivíduo, tratando todos como iguais. Desta forma, a análise mostrou que cidadão é o indivíduo escolarizado, sendo liberdade e cidadania práticas ideológicas às quais este tem que se submeter, ocasionando a produção de uma divisão entre o cidadão e o não-cidadão brasileiro (AU)

Processo FAPESP: 07/02189-2 - O percurso histórico das noções de "cidadania" e "liberdade" no discurso político educacional: sujeito-de-direito(s)
Beneficiário:Thiago Manchini de Campos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado