Busca avançada
Ano de início
Entree


Um D. Quixote científico a pregar para uma legião de panças: manuais escolares de higiene à sombra da Eugenia (1923-1936)

Texto completo
Autor(es):
Carolina Toshie Kinoshita
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Heloísa Helena Pimenta Rocha; Carmen Lúcia Soares; Angela Aisenstein
Orientador: Heloísa Helena Pimenta Rocha
Resumo

Esta dissertação versa sobre dois manuais escolares de higiene, A fada Hygia: primeiro livro de Hygiene e Cartilha de Higiene: alfabeto da saúde, elaborados pelo farmacêutico e médico eugenista Dr. Renato Ferraz Kehl, entre os anos de 1923 e 1936. Esses materiais foram recomendados e adotados pela Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal e dos estados de São Paulo, Pará e Pernambuco e, posteriormente, pela Comissão de Educação, para os primeiros anos escolares. Além disso, foram mencionados nos principais impressos do Brasil, chegando a ecoar em alguns periódicos estrangeiros. Propomos analisar esses manuais escolares em suas diversas dimensões, que compreendem o contexto social de sua produção; a identificação dos círculos sociais criados para a sua difusão; as repercussões na imprensa de grande circulação e especializada; as modificações ao longo de suas reedições. Pretende-se, também, relacionar essas dimensões dos manuais com um estudo da trajetória profissional do seu autor. Os resultados dessa pesquisa nos apontam para o vínculo estabelecido entre os manuais escolares de higiene selecionados e um ideal de "eugenização" da sociedade, presente nas primeiras décadas do século XX. (AU)

Processo FAPESP: 09/13223-2 - Um D. Quixote científico a pregar para uma legião de panças: manuais escolares de higiene à sombra da Eugenia (1923-1936)
Beneficiário:Carolina Toshie Kinoshita
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado