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A recriação do mundo : a dimensão redentora da musica na filosofia de Nietzsche

Texto completo
Autor(es):
Henry Martin Burnett Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Ernani Pinheiro Chaves; Yara Borges Caznók; Alfredo Naffah Neto; Jeanne Marie Gagnebin
Orientador: Oswaldo Giacoia Junior
Resumo

A pesquisa oferece um estudo abrangente do pensamento estético de Nietzsche, a partir da defesa de uma perspectiva redentora da música dentro de sua obra. Para isso, analisa um conjunto abrangente de seus escritos, que vai desde os textos de juventude escritos antes da publicação de seu primeiro livro, O nascimento da tragédia (1872), até as obras de maturidade, como O caso Wagner (1888), incluindo neste conjunto os chamados fragmentos póstumos e a correspondência. Desde os primeiros esboços redigidos na década de 1860, o material musical foi utilizado por Nietzsche como fonte de reflexão e como aparato crítico, um trabalho de audição e reflexão que o acompanhou por toda vida. Embora o papel da música como fonte de sua crítica estética e moral tenha se modificado com o passar dos anos, podemos dizer que foi a música o fio-condutor que atravessou todos os períodos de sua produção. Neste estudo, o leitor encontrará uma análise de textos fundamentais da estética-musical de Nietzsche, indicando as tensões e continuidades de seu pensamento sobre aquela que pode ser considerada sua grande paixão intelectual: a música (AU)

Processo FAPESP: 00/00054-3 - A recriação do mundo: a dimensão redentora da música na filosofia de Nietzsche
Beneficiário:Henry Martin Burnett Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado