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A cantora Joaquina Lapinha: sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Alexandra van Leeuwen
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Edmundo Pacheco Hora; Adriana Giarola Kayama; Diósnio Machado Neto
Orientador: Edmundo Pacheco Hora
Resumo

Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos trazer mais informações acerca da participação feminina na cena lírico-dramática à época, sobretudo das mulheres negras e mulatas em contraste à prática européia dos castrati, comprovando a importância dessa cantora que saiu da colônia para se apresentar em Portugal e até mesmo para Dom João VI. Pelo repertório executado por Lapinha, procuramos demonstrar a presença de elementos do estilo operístico italiano, principalmente de origem napolitana, na obra dramática executada no Brasil no período mencionado, considerando a forte miscigenação presente no que se refere às práticas e experiências comuns ao lusobrasileiro. Buscamos ainda relacionar a influência dessa intérprete em um possível desenvolvimento virtuosístico da escrita musical por meio das obras profanas de Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), a saber: Coro em 1808; o drama O Triunfo da America (1809); e o drama heróico Ulissea (1809). Desenvolvemos também um estudo analítico das linhas vocais para a voz solista nas obras citadas, destacando a ornamentação presente e outros aspectos que favoreçam uma visão ampla do intérprete, procurando fundamentar e enriquecer sua interpretação. Sempre que possível, consultamos fontes primárias, o que nos levou a identificar a relevância dos acervos portugueses para a musicologia brasileira, dentre os quais destacamos o fundo musical da Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa, que trouxe informações essenciais à nossa pesquisa. Pretendemos, assim, unir aspectos que contribuam com a pesquisa musicológica no país a elementos de ordem prática, relacionados à interpretação do repertório deste período. (AU)

Processo FAPESP: 07/01849-9 - A cantora Joaquina Lapinha: Sua contribuição para o repertório de soprano coloratura no período colonial brasileiro
Beneficiário:Alexandra van Leeuwen
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado