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Alterações de linguagem nas epilepsias: um estudo neurolinguístico

Texto completo
Autor(es):
Danielle Patrícia Algave
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Rosana do Carmo Novaes Pinto; Maria Irma Hadler Coudry; Elenir Fedosse
Orientador: Rosana do Carmo Novaes Pinto
Resumo

Esta dissertação, que tem como objetivo central estudar as alterações de linguagem nas epilepsias, foi produzida no âmbito da Neurolinguística Discursiva (ND), área que desde a década de 80, com os primeiros trabalhos de Coudry (1986/1988), se dedica ao estudo da linguagem nas afasias e demências, em uma perspectiva sócio-histórica. A ND contrapõe-se aos discursos hegemônicos que reduzem os fenômenos complexos (como a linguagem) às explicações orgânicas e biologizantes. Embora haja inúmeros trabalhos que se dediquem ao tema das alterações linguístico-cognitivas nas epilepsias, em geral estes se limitam a descrever uma lista de sintomas, dentre os quais as alterações de linguagem (dificuldades de encontrar/selecionar palavras, produção de parafasias, dificuldades de leitura e escrita), sem, entretanto, analisá-las ou relacioná-las a outras dificuldades cognitivas (como memória e atenção) e ainda alterações psiquiátricas (como alucinações visuais e auditivas). A epilepsia afeta, na maioria das vezes, crianças e jovens, podendo acarretar atrasos na aquisição de linguagem, dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, um comprometimento no desenvolvimento cognitivo como um todo. Os dados apresentados, obtidos em situações dialógicas com dois sujeitos - GU e MA - ou por meio de entrevistas semi-estruturadas com sujeitos adultos comprovam que as epilepsias afetam de forma significativa as atividades linguístico-cognitivas de sujeitos que tiveram o início das crises na primeira infância. Ressaltamos a importância de realizar atividades de linguagem centradas em práticas discursivas e significativas, para que sejam minimizados os comprometimentos cognitivos. Destacamos, por fim, a importância do papel mediador dos profissionais que atuam nos ambientes clínicos e escolares (AU)

Processo FAPESP: 10/04338-8 - Alterações de linguagem nas epilepsias: um estudo neurolingüístico
Beneficiário:Danielle Patricia Algave
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado