Busca avançada
Ano de início
Entree


Como foi começar a ensinar?: historias de professoras, historias da profissão docente

Texto completo
Autor(es):
Daniela Dias dos Anjos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Ana Luiza Bustamante Smolka; Helena Costa Lopes de Freitas; Ana Lúcia Horta Nogueira; Guilherme do Val Toledo Prado
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Resumo

A presente investigação tem como objetivo compreender como professores de uma rede pública de ensino vivenciaram o início na profissão docente, visando entender e analisar as condições de realização do trabalho nas suas articulações com o contexto histórico-cultural no qual ele acontecia. Para tanto, optamos por entrevistar professoras que começaram a dar aulas nas últimas quatro décadas (1970-2000). Buscamos analisar como elas interpretam e falam hoje de seus primeiros anos de trabalho; como vivenciaram as demandas de sua profissão; como a legislação, as reformas educacionais, o que se produzia na academia, as relações interpessoais, as condições de vida afetavam sua atuação profissional, caracterizando expectativas e configurando seu desempenho. Assumindo uma perspectiva histórico-cultural (Bakhtin, 2003; Vigotski, 2000; Clot, 2006) procedemos a uma análise dos enunciados, destacando temas relacionados ao trabalho docente que emergiram nos relatos pessoais e que se tornaram significativos entretecidos à história e às políticas da educação em termos mais abrangentes (AU)

Processo FAPESP: 04/06208-3 - De estudante a profissional: o inicio da profissao docente em diferentes momentos historicos.
Beneficiário:DANIELA DIAS DOS ANJOS
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado