Busca avançada
Ano de início
Entree


Monitoramento dos mecanismos de resistência em Salmonella spp. e Escherichia coli isoladas de animais de produção agropecuária e alimentos derivados.

Texto completo
Autor(es):
Ketrin Cristina da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Nilton Erbet Lincopan Huenuman; Anna Sara Shafferman Levin; Flavia Rossi
Orientador: Nilton Erbet Lincopan Huenuman
Resumo

A emergência de fenótipos de resistências aos antimicrobianos, tanto na clínica humana e veterinária quanto na agropecuária, constitui uma urgência epidemiológica. O objetivo do presente trabalho foi monitorar os mecanismos de resistência em amostras de Salmonella spp. e E. coli isoladas (2005-2010) de animais de produção agropecuária (aves e suínos) e fontes relacionadas. Do total de 143 amostras de Salmonella spp., 9% (3 S. Thyphimurium, 7 S. Schwarzengrund e 2 S. Agona) eram resistentes a cefolosporinas de amplo espectro pela produção de ESBL do tipo CTX-M-2, prevalecendo dois clusters disseminados clonalmente no ciclo de produção avícola. Em E. coli, a resistência às cefalosporinas de amplo espectro foi associada com a presença do gene blaCTX-M-2 (n=24), blaCMY-2 (n=2) e blaCTX-M-15 (n=1, novo ST, complexo clonal 206), não existindo relação clonal no ciclo de produção suína. Em 5 amostras de E. coli (suínos) resistentes a fluoroquinolonas foi confirmada a presença de genes do tipo qnr. A aquisição e disseminação de genes conferindo resistências a cefaloporinas de amplo espectro e quinolonas, em isolados de origem animal, pode ter impacto em saúde pública. (AU)

Processo FAPESP: 09/04975-0 - Monitoramento dos mecanismos de resistência em Salmonella spp. e Escherichia coli isoladas de animais de produção agropecuária e alimentos derivados
Beneficiário:Ketrin Cristina da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado