Busca avançada
Ano de início
Entree


Interferindo na progressão do ciclo celular para avaliar possíveis alterações de ploidia em célula tumoral de mama humana.

Texto completo
Autor(es):
Marina da Costa Rosa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Glaucia Maria Machado Santelli; Claudimara Ferini Pacicco Lotfi; Marisa Rangel
Orientador: Glaucia Maria Machado Santelli
Resumo

A maioria dos tumores sólidos apresentam características aneuplóides. Porém a relação entre aneuploidia e transformação maligna, ainda não está definida. Nos últimos anos diversas proteínas têm sido descritas como reguladoras de eventos durante a divisão celular, principalmente as relacionadas com a formação do fuso bipolar e segregação equacional dos cromossomos. Neste estudo propomo-nos a analisar os efeitos da interferência em dois pontos críticos da mitose, a segregação cromossômica e a citocinese, em relação à aneuploidia e à instabilidade genética tumoral. Nossos dados mostraram que o tratamento sequencial de Monastrol e Blebistatina determinou o surgimento de fusos mitóticos anormais, amplificação centrossômica, localização ectópica de Aurora A e aumento de micronúcleos. Esta interferência pode levar a um quadro de instabilidade genética e, consequentemente a progressão tumoral, abrindo novas possibilidades para o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na regulação do ponto de checagem mitótico e resistência a quimioterápicos. (AU)

Processo FAPESP: 08/56163-7 - Interferindo na progressão do ciclo celular para avaliar alterações de ploidia em células normais e tumorais de mama humana
Beneficiário:Marina da Costa Rosa
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado