Busca avançada
Ano de início
Entree


Papel do fator de necrose tumoral (TNF-a) na fisiopatologia da disfunção erétil.

Texto completo
Autor(es):
Fernando Silva Carneiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia; Carmita Helena Najjar Abdo; Lusiane Maria Bendhack; Gilberto de Nucci; Luciana Venturini Rossoni
Orientador: Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Resumo

A disfunção erétil (DE) tem sido associada com doenças cardiovasculares (CVD), as quais se caracterizam por níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias, tais como o fator de necrose tumoral a (TNF-a). Este estudo testa a hipótese de que o TNF-a altera a reatividade do corpo cavernoso (CC), favorecendo a disfunção erétil. O CC de animais infundidos com TNF-a apresentou: 1) diminuição do relaxamento mediado por nervos não-adrenérgicos não-colinérgicos (NANC); 2) aumento das contrações mediadas por nervos simpáticos; 3) diminuição da expressão gênica da sintase de óxido nítrico endotelial (eNOS) e neuronal (nNOS). O CC de animais nocaute do TNF-a apresentou aumento no relaxamento dependente do endotélio, no relaxamento mediado por nervos NANC e na expressão da eNOS e nNOS. As contrações mediadas por nervos simpáticos estão diminuídas no CC destes animais. Em conjunto, o presente trabalho demonstra que o TNF-a exerce um papel em detrimento da função erétil. A redução desta citocina pode fornecer uma estratégia alternativa no tratamento da DE. (AU)

Processo FAPESP: 06/51397-4 - Contribuicao da sinalizcao rhoa/rho-cinase no musculo liso vascular de camundongos hipertensos: papel da interleucina-6 (il-6) e da sinalizacao jak/stat.
Beneficiário:Fernando Silva Carneiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado