Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da expressão dos genes envolvidos na via de sinalização induzida pela proteína dermicidina no câncer de mama.

Texto completo
Autor(es):
Dayson Friaça Moreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jose Ernesto Belizario; Cláudia Malheiros Coutinho Camillo; Alison Colquhoun; Elaine Guadelupe Rodrigues; Glaucia Maria Machado Santelli
Orientador: Jose Ernesto Belizario
Resumo

A expressão do gene Dermicidina (DCD) no câncer de mama promove aumento na proliferação e sobrevivência celular, porém os mecanismos envolvidos são desconhecidos. Através de um ensaio de microarranjos de DNA demonstramos que o DCD desempenha atividade de fator de crescimento pela modulação da via de sinalização EGF/ErbB. Estes dados foram confirmados através de silenciamento gênico, superexpressão e tratamento com a proteína recombinante. O silenciamento diminuiu a expressão de EGFR e seus ligantes, e reduziu a ativação da via de sinalização EGF/ErbB. O tratamento da linhagem celular MDA-MB-361 com DCD recombinante resultou em uma curva de proliferação em forma de sino com concomitante aumentou a expressão de EGFR e seus ligantes. A superexpressão de DCD na linhagem MCF-7 também resultou no aumento da expressão dos receptores EGFR e HER-2 e de seus ligantes, além da ativação de suas vias de sinalização. Este trabalho sugere que o DCD é capaz de modular a expressão e ativação da família EGF/ErbB resultando no aumento do crescimento e sobrevivência celular. (AU)

Processo FAPESP: 07/59800-5 - Avaliacao de genes envolvidos na via de sinalizacao induzida pela proteina dermicidina no cancer de mama.
Beneficiário:Dayson Friaça Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado