Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito dos glicocorticóides na resposta inflamatória induzida por LPS em cultura de células primárias fronto-corticais de ratos neonatos.

Texto completo
Autor(es):
Érica de Almeida Duque
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Carolina Demarchi Munhoz; Daniel Carneiro Carrettiero; Jean Pierre Schatzmann Peron
Orientador: Carolina Demarchi Munhoz
Resumo

Embora os glicocorticoides (GCs) sejam os anti-inflamatórios mais prescritos mundialmente, níveis elevados de GCs potencializam alguns aspectos da resposta inflamatória em regiões do encéfalo de ratos, dependentes da ativação dos receptores GR. Neste estudo visamos avaliar os efeitos dos glicocorticoides em alguns aspectos da resposta inflamatória induzida por LPS nas populações de células (neurônio, micróglia e astrócitos) primárias de córtex frontal derivadas de ratos Wistar neonatos. Através de ensaios EMSA e imunofluorescência, avaliamos indicativos da ativação do fator NFKB em culturas mistas e enriquecidas expostas ao pré-tratamento com CORT, seguido do estímulo inflamatório LPS. Verificamos que a CORT não exerceu sua clássica atividade anti-inflamatória, pois não foi capaz de diminuir a ativação do NFKB induzida pelo LPS nas culturas mistas, sugerindo ser parcialmente dependente da ativação de GR, concentração dos GCs e interações celulares, já que os astrócitos em culturas mistas exibem respostas diferentes quanto ao NFKB, mas a microglia e neurônios não. (AU)

Processo FAPESP: 10/13932-0 - Efeitos dos glicocorticóides na inflamação induzida por LPS em culturas primárias fronto-corticais de ratos neonatos
Beneficiário:Erica de Almeida Duque
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado