Busca avançada
Ano de início
Entree


Determinação da razão de ramificação e dos fatores de forma do decaimento semi-leptônico \K IND.L\-> \\pi\ POT.0\ \\pi\ POT.+/-\ e \ANTPOT.-/+ \nü\\.

Texto completo
Autor(es):
Edivaldo Moura Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Renata Zukanovich Funchal; Ivone Freire da Mota e Albuquerque; Sergio Ferraz Novaes; Rogério Rosenfeld; Ronald Cintra Shellard
Orientador: Renata Zukanovich Funchal
Resumo

Mediu-se a razão de ramificação do decaimento semi-leptônico \"K IND.L->\"pi\"POT.0\"\"pi\" POT, +/-\" e \"ANTPOT.-/+nu\" (\"BR IND.\"K POT.0\"IND.E4\" = [5.19 =/- \"0.09 IND.sist\"] X \"10 POT.-5\"), baseado numa amostra de 4000 eventos sobre um fundo residual a ser subtraído de 143 (3.6%) eventos. Os dados foram coletados pelo experimento KTeV no Fermilab. A contaminação residual é compatível com \"K IND.->\"\"pi\"POT.=/-\" e \" ANTPOT.=/-\"nu\"\"gama\" ou \"K IND.L->\"\"pi\"POT.=/-\" e \" ANTPOT.=/-\"nu\" ou \"K IND.L\" ->\"pi\" POT.=/-\" e \" ANTPOT.=/-\"nu\" na presença de um ou dois fótons acidentais, respectivamente. A contribuição dominante ao erro sistemático advém de uma discrepância observada entre dados/Monte Carlo com respeito à eficiência de detecção ao longo da direção do feixe de káons. O modo de normalização utilizado na medida da razão de ramificação foi \"K IND.L\" ->\"pi\"POT.=/-\" e \" ANTPOT.=/-\"nu\". Correções radiativas eletromagnéticas de ordem \"\"alfa\"IND.QED\" foram incluídas no Monte Carlo de simulação, tendo a fração radiativa sido conferida por meio de um cálculo analítico, incluindo bremsstrahlung interno e correções virtuais, das quais a correção de vértice fornece uma contribuição finita após o processo de renormalização. Por meio de um ajuste ao espectro e construído do decaimento, três dos fatores de forma que parametrizam o elemento de matriz hadrônica também foram medidos, cujos valores indicam uma violação da regra empírica \"delta\"I=1/2 de cerca de 2%. A dependência, em primeira ordem, de um dos fatores de forma com o momento transferido aos léptons \"q POT.2\" também foi obtida, possibilitando a resolução da ambiguidade quadrática entre \"\"gama\"IND.K\" IND.E.4\" a constante de acoplamento \"L IND.3\" em Teoria de Perturbação Quiral e permitindo uma medida direta dessa constante (\"L IND.3\"=[-4.0 =/- 0.3] X \"10 POT.-3\"). (AU)

Processo FAPESP: 99/11783-7 - Uma análise do decaimento KL em KTeV
Beneficiário:Edivaldo Moura Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado