Busca avançada
Ano de início
Entree


A implantação de rotina, e seu refinamento, para a determinação de elementos Terras Raras em materiais geológicos por ICP-OES e ICP-MS. Aplicação ao caso dos granitóides de Piedade-Ibiúna (SP) e Cunhaporanga (PR)

Texto completo
Autor(es):
Margareth Sugano Navarro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT)
Data de defesa:
Membros da banca:
Horstpeter Herberto Gustavo Jose Ulbrich; Jacinta Enzweiler; Antonio Jose Ranalli Nardy
Orientador: Horstpeter Herberto Gustavo Jose Ulbrich
Resumo

No presente trabalho são descritas as etapas de desenvolvimento e implantação das rotinas analíticas utilizando ICP-OES e ICP-MS para a determinação de elementos terras raras em materiais geológicos. A implantação inclui determinações comparativas de vários granitóides dos maciços ou complexos Ibiúna-Piedade, SP, e Cunhaporanga, PR, já previamente analisados por meio de ICP-MS e INAA (Universidade Kansas, em Lawrence, USA). Através de uma pequena modificação no método inicial, os limites de detecção para a análise dos ETR por ICP-OES foram melhorados para concentrações próximas à 10 vezes o condrito. Porém para a análise de ETR em materiais geológicos com valores inferiores a estes é necessária a utilização de uma técnica mais sensível como o ICP-MS. A técnica ICP-MS não é livre de problemas sendo necessárias correções de interferências moleculares e drift instrumental para a obtenção de resultados com precisão e exatidão adequados. Realizou-se a etapa de validação do método utilizando materiais de referência internacionais geológicos. A análise estatística dos resultados obtidos utilizando três métodos de abertura de amostra (ataque ácido em forno de microondas, em bombas tipo Parr e fusão alcalina) mostrou a possibilidade de utilização do ataque ácido em forno de microondas e da fusão alcalina com posterior separação cromatográfica como alternativas eficientes para a determinação de ETR apesar da baixa eficiência nas recuperações dos elementos Zr e Hf em rochas ácidas e gnáissicas equivalentes. (AU)

Processo FAPESP: 02/04080-4 - A implantação de rotina, e seu refinamento, para a determinação de elementos terras raras em materiais geológicos por ICP-AES e ICP-MS: aplicação ao acaso dos granitóides de Piedade-Ibiúna (SP) e Cunhaporanga (SP)
Beneficiário:Margareth Sugano Navarro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado