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Adolescentes, Drogas e Aids - Avaliando a Prevenção e Levantando Necessidades.

Texto completo
Autor(es):
Cassia Baldini Soares
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Pedro Roberto Jacobi; Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Barros; Amelia Cohn; Beatriz Helena Ribeiro da Silva Carlini Cotrim; Marilia Pontes Sposito
Orientador: Pedro Roberto Jacobi
Resumo

O objeto deste estudo é a prevenção relacionada ao uso de drogas e dirigida aos adolescentes. Seu objetivo é avaliar políticas públicas na área. Particularmente, analisa-se um projeto de prevenção realizado nas escolas públicas do Estado de São Paulo de 91 a 94 - o Projeto Escola é Vida. Essa análise foi desenvolvida a partir de considerações sobre: a diversidade e complexidade das relações dos indivíduos com as drogas no mundo contemporâneo; e os processos de socialização dos adolescentes, sempre historicamente determinados. As considerações teóricas propõem que, para que a prevenção seja adequada, ela deve considerar a complementaridade entre duas abordagens sociológicas. Uma que se aproxima do problema da relação dos indivíduos com as drogas a partir das interações sociais que acontecem no âmbito microssocial. E outra, que coloca em evidência o peso dos fatores econômicos ou macrossociais na determinação de uma relação prejudicial dos indivíduos com as drogas. As categorias analisadas por referência à prevenção são: objetivos da prevenção; concepções sobre drogas e adolescentes; AIDS como um possível prejuízo ao nível do processo saúde?doença. A análise dessas categorias foi feita a partir dos depoimentos de: supervisores do projeto, professores treinados pelo projeto; escolares que participaram de atividades do projeto e escolares de escolas que não participaram do projeto. No sentido de trazer para o campo da prevenção, alguns elementos da realidade concreta, levantou-se as características dos adolescentes que adquiriram AIDS pelo uso de drogas injetáveis com objetivo de apreender: elementos sócio-culturais referentes à prática do uso de drogas; situações de transmissão do HIV; e suas propostas em relação à prevenção. Por fim, apresenta-se conclusões que têm implicações para as políticas públicas de prevenção na área de drogas e AIDS junto ao grupo de adolescentes. (AU)

Processo FAPESP: 93/04993-9 - Prevenção e políticas públicas: encontros e desencontros entre os conteúdos e métodos educacionais dos programas de prevenção da AIDS e a expectativa e realidade da juventude da cidade
Beneficiário:Cássia Baldini Soares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado