Busca avançada
Ano de início
Entree


Quando o ornitorrinco vai à universidade: trajetórias de sucesso e longevidade escolares pouco prováveis na USP; escolarização e formação de habitus de estudantes universitários das camadas populares

Texto completo
Autor(es):
Felipe de Souza Tarábola
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes; Bernard Jean Jacques Charlot; Marilia Pontes Esposito
Orientador: Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Resumo

Embora muito já se tenha pesquisado e debatido - sobre o par dicotômico fracasso/sucesso escolar, há aspectos da questão ainda não explorados. O aumento significativo do número de concluintes do Ensino Médio nas últimas décadas, proporcionou o crescimento da procura pelo ensino superior. No entanto, a evolução das vagas nas instituições brasileiras do setor, criadas em grande medida na esfera privada, não conduz a uma conclusão animadora: o ingresso nas universidades públicas permanece restrito à parte significativa da população. Tendo em vista essa dificuldade de acesso, algumas das mais renomadas instituições públicas de ensino superior do país vêm adotando medidas para favorecer o ingresso de estudantes egressos do ensino público em seus cursos. Recentes pesquisas realizadas por órgãos dessas próprias universidades constataram que alguns estudantes universitários egressos do ensino público alcançaram rendimento superior àqueles provenientes da rede particular de ensino. Como se explica esse fenômeno? Na tentativa de aproximação ao modo pelo qual disposições foram criadas nestes/por estes indivíduos que, além de conseguirem atravessar os altos muros da universidade pública, alcançam aproveitamento escolar superior aos estudantes provenientes da rede particular de ensino, é necessário aproximar e estabelecer um diálogo entre áreas historicamente apartadas: a sociologia e a psicologia. A partir dessa aproximação, será feita a reconstituição das trajetórias escolares de estudantes oriundos da rede pública, ingressantes em diferentes cursos da Universidade de São Paulo (comparando alguns dos mais concorridos com outros de vestibular menos disputados) com trajetórias atípicas de sucesso e longevidade escolares. (AU)

Processo FAPESP: 07/52460-4 - Quando o ornitorrinco vai a universidade: longevidade e sucesso escolares de jovens oriundos das classes populares.
Beneficiário:Felipe de Souza Tarabola
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado