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Novas funções e acumulo de competencias nas empresas prestadoras de serviços por contrato: um estudo a partir do caso da Flextronics

Autor(es):
Camila Zeitoum
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Sérgio Robles Reis de Queiroz; André Tosi Furtado; Marcelo Silva Pinho
Orientador: Sérgio Robles Reis de Queiroz
Área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca Central Cesar Lattes; Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Biblioteca Conrado Paschoale
Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a evolução das firmas prestadoras de serviços de manufatura por contrato em direção a um leque mais amplo e complexo de etapas da cadeia de valor de produtos eletrônicos. Inicialmente, é feita uma contextualização do fenômeno da subcontratação de atividades. Discutem-se as principais mudanças na forma de organização das grandes corporações verticalmente integradas, principalmente a partir da década de 1970, diante de um acirramento da competição e da volatilidade das demandas. Além do aumento da internacionalização das empresas, a estratégia de subcontratação produtiva surge como uma alternativa ao modelo predominante em diversas indústrias. Em seguida, apresentam-se algumas características do complexo eletrônico, intimamente relacionadas com as motivações para que nesse setor a estratégia de subcontratação seja expandida para além da manufatura. Nesse contexto, inserem-se as fornecedoras EMS (Electronics Manufacturing Services), empresas que emergiram como fabricantes de placas para suprir as necessidades das empresas clientes, - as companhias OEM (Original Equipment Manufacturers), também conhecidas como firmas "de marca" - mas que atualmente oferecem um pacote integrado de soluções que vão desde as etapas mais iniciais da cadeia de valor dos produtos eletrônicos, como design e desenvolvimento de produtos, até as etapas posteriores à manufatura, de logística, distribuição e reparos. A partir da abordagem teórica evolucionária, discutem-se elementos que estão por trás da evolução da firma, com base nos conceitos de estratégia, estrutura e competências centrais. Supõe-se que na busca por um processo consistente de desenvolvimento, a firma deve adotar uma estratégia que combine práticas de exploitation e exploration, para alcançar (i) um melhor aproveitamento dos recursos internos, mas sem deixar de promover (ii) a busca por novas tecnologias e conhecimentos. As mudanças na estratégia da firma devem impactar a forma como a empresa está estruturada, resultante de rotinas organizacionais. Em função desse arranjo, a firma desenvolve competências centrais. Reforça-se a importância das capacitações dinâmicas nesse processo, fundamentais para que a firma se adapte a um ambiente de concorrência em constante mutação. O caso da Flextronics ilustra o processo evolutivo de uma das maiores empresas da indústria EMS em direção a serviços mais complexos (AU)

Processo FAPESP: 07/58061-4 - Incorporação de funções e acúmulo de competências: um estudo das estratégias das empresas prestadoras de serviços de manufatura de eletrônicos
Beneficiário:Camila Zeitoum
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado