Busca avançada
Ano de início
Entree


O ofício da liberdade: contratos de locação de serviços e trabalhadores libertandos em São Paulo e Campinas (1830 - 1888)

Texto completo
Autor(es):
Marilia Bueno de Araujo Ariza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Helena Pereira Toledo Machado; Flavio dos Santos Gomes; Robert Wayne Andrew Slenes
Orientador: Maria Helena Pereira Toledo Machado
Resumo

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar arranjos de trabalho e disputas por liberdade encerradas em contratos de locação de serviços registrados entre os anos de 1830 e 1888 no Primeiro Cartório de Notas da Capital, em São Paulo, e no Primeiro Tabelionato de Notas de Campinas. Estes contratos inserem-se na lógica das alforrias compensatórias produzidas ao longo do século XIX, tendo proporcionando a continuidade do domínio escravista e da exploração do trabalho dos egressos da escravidão no pós-emancipação. Dessa forma, demarcaram a entrada precária dos egressos da escravidão no mundo da liberdade. A documentação analisada inclui ainda registros de disputas judiciais associadas a contratos de locação de serviços que demonstram as negociações e conflitos vividos na prática social entre a camada senhorial e os trabalhadores dispostos a realizar seus projetos de liberdade. (AU)

Processo FAPESP: 09/12295-0 - Libertandos trabalhadores na província de São Paulo no século XIX: trajetórias de liberdade e experiências do cotidiano
Beneficiário:Marilia Bueno de Araujo Ariza
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado