Música, literatura, pintura e cinema: a relação entre as artes nas leituras, no pe...
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Autor(es): |
Cristiane Rodrigues de Souza
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) |
Data de defesa: | 2009-08-06 |
Membros da banca: |
Alcides Celso de Oliveira Villaca;
Laura Beatriz Fonseca de Almeida;
Raquel Illescas Bueno;
Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez;
Murilo Marcondes de Moura
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Orientador: | Alcides Celso de Oliveira Villaca |
Resumo | |
A música percorre a obra de Mário de Andrade como matriz de seu fazer poético. Harmonizando as diferentes faces do poeta arlequinal, sua face musical aparece em Paulicéia desvairada (1922) e em Losango cáqui (1926), assim como nos versos de Clã do jabuti (1927), permanecendo, ainda, em Remate de males (1930) e nos volumes de poesia posteriores. O estudo detido de três grupos de poemas do livro de 1930 Tempo da Maria (1926), Poemas da negra (1929) e Poemas da amiga (1920-1930), realizado nesta tese, permite perceber em que medida a música e a retomada de formas populares, como a estrutura das Danças Dramáticas, moldam os poemas de Mário de Andrade, em que dilemas amorosos do eu lírico são encenados. (AU) | |
Processo FAPESP: | 05/56528-7 - Remate de males : partituras poeticas. |
Beneficiário: | Cristiane Rodrigues de Souza |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |