Busca avançada
Ano de início
Entree


Sérgio Ferro: didática e formação

Texto completo
Autor(es):
Angélica Irene da Costa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Miguel Antonio Buzzar; Luiz Antonio Recaman Barros; Ana Paula Koury
Orientador: Miguel Antonio Buzzar
Resumo

Pesquisa centrada na análise das experiências e práticas didáticas do arquiteto Sérgio Ferro no exercício docente, desde seu início na FAU-USP logo depois de formado, ingressando na disciplina de história da arte e estética em 1962, passando por propostas de um ensino de arquitetura diferenciado e novo na implementação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (entre 1967 e 1968), culminando nas suas formulações e experiências em Grenoble, na França, iniciadas em 1972. Apesar de possuir uma especificidade própria, a prática da docência comunica-se com as outras vertentes da produção de Sérgio Ferro: sua obra arquitetônica, representada basicamente por projetos residenciais e seus escritos teóricos - que são resultado de seu engajamento na cena política e cultural e da crítica ao projeto nacional-desenvolvimentista ao qual se ligava a arquitetura moderna - no período delimitado entre o final dos anos 1950 que se estende durante os anos 1970. Neste sentido, a pesquisa é orientada através da análise e do entendimento de seus textos à luz do debate político e cultural do período extrapolando o campo da arquitetura, além de uma visão crítica sobre suas obras e principalmente da análise de suas experiências como professor que repercutiram em vários outros cursos de arquitetura. Com isso, pretende-se estabelecer uma interlocução entre conceitos e obras, e com a elaboração prática da docência, verificando as concordâncias e contradições desse arquiteto que marcou profundamente a arquitetura moderna brasileira e o ensino da arquitetura. (AU)

Processo FAPESP: 05/53575-4 - Sérgio Ferro: a construção de uma teoria - análise da experiência didática de Sérgio Ferro em consideração a sua produção arquitetônica e teórica
Beneficiário:Angélica Irene da Costa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado