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Interlocuções entre arte e arquitetura como práticas críticas: a teoria arquitetônica de Bernard Tschumi e a cena artística dos anos 1970

Texto completo
Autor(es):
Marilia Solfa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabio Lopes de Souza Santos; Celso Fernando Favaretto; David Moreno Sperling
Orientador: Fabio Lopes de Souza Santos
Resumo

Esta dissertação aborda tentativas e possibilidades, no contexto contemporâneo, da prática arquitetônica se estabelecer como prática crítica e, nesse processo, construir interlocuções com práticas artísticas que respondem a anseios comuns. Tomamos como foco de análise parte da produção teórica e prática desenvolvida pelo arquiteto Bernard Tschumi (1944- ), pensando-a e interpretando-a com o auxílio da reflexão e da produção elaboradas principalmente por dois artistas paradigmáticos, Gordon Matta-Clark (1943-1978) e Hélio Oiticica (1937-1980). Tais criadores se interessaram pela dimensão política e emancipatória das manifestações de arte ou de arquitetura que extrapolam seu campo específico de atuação e incorporam reflexões sobre comportamento, espaço, cidade e esfera pública. Assim podemos distinguir, no interior de trajetórias distintas com desdobramentos e coerências internas particulares, e através de um olhar que possui certa distância histórica, alguns pontos de contato que, apesar de indiretos, certamente não são inexpressivos. Evidenciam um repertório comum de idéias que foram compartilhadas por distintas manifestações estéticas na década de 1970, um momento histórico marcado pela vontade de transformação da realidade. Nessa ocasião, manifestações de arte e de arquitetura estabeleceram interlocuções através do desejo de participar de debates culturais mais amplos, que incluíam reconsiderações sobre o papel social da arte, sobre a noção de \"público\" e sobre o poder que poderia ser atribuído aos acontecimentos efêmeros. (AU)

Processo FAPESP: 07/53671-9 - A construcao de situacoes:convergencias entre praticas artisticas e aruitetonicas a partir de 1960
Beneficiário:Marilia Solfa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado