Busca avançada
Ano de início
Entree


Territórios da indústria revisitados: a trajetória da atividade industrial no Município de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Juliana Di Cesare Margini Marques
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Sueli Terezinha Ramos Schiffer; Angélica Aparecida Tanus Benatti Alvim; Regina Maria Prosperi Meyer; Eduardo Alberto Cusce Nobre; Nadia Somekh
Orientador: Sueli Terezinha Ramos Schiffer
Resumo

Essa pesquisa trata da caracterização da trajetória da indústria no Município de São Paulo com ênfase na localização no âmbito da estrutura urbana municipal ao longo dos anos e as respectivas políticas públicas que auxiliaram na configuração do processo em estudo, com vistas a gerar subsídios à gestão urbana das áreas industriais do município e a formulação de estratégias de intervenção. O recorte espacial é o Município de São Paulo, que desempenha papel fundamental no processo de industrialização do Brasil e mantém sua posição de pólo econômico e industrial primaz até os dias atuais. O recorte temporal é delimitado desde o surgimento das primeiras indústrias no município, por volta de meados do século XIX, até 2005, com ênfase nos anos entre 1985 e 2005, que se caracterizam por situar-se logo após o auge do processo de desconcentração industrial e durante o processo de reestruturação produtiva. Para a análise desse período utilizou--se o banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS (Ministério do Trabalho e Emprego - MTE) e elaboraram-se mapas temáticos que mostram a trajetória da concentração industrial no Município tendo como unidade geográfica espacial os distritos da capital paulista. Avaliam-se as transformações no número de estabelecimentos, no número de pessoal ocupado, nos setores predominantes e na localização espacial das indústrias no Município de São Paulo para os anos 1985, 1990, 1995, 2000 e 2005. Ao final são apresentados os sete distritos da capital que se mantiveram importantes do ponto de vista da atividade industrial, de sua trajetória industrial no século XX até os primeiros anos do século XXI. (AU)

Processo FAPESP: 07/54496-6 - Territorios da industria revisitados: a trajetoria da atividade industrial no municipio de sao paulo.
Beneficiário:Juliana Di Cesare Margini Marques
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado