Busca avançada
Ano de início
Entree


São Paulo no cinema: a representação da cidade nos anos 1960

Texto completo
Autor(es):
Marta Moraes Nehring
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Jean Claude Georges Rene Bernardet; Regina Maria Prosperi Meyer; Maria Dora Genis Mourão; Cynthia Andersen Sarti; Ismail Norberto Xavier
Orientador: Jean Claude Georges Rene Bernardet
Resumo

A pesquisa parte da análise fílmica para responder às perguntas: como a cidade aparece no moderno cinema brasileiro que surge nos anos 1960? Como estas questões se colocam numa década de extrema tensão política e cultural do Brasil? A premissa é que, na metrópole de crescimento tentacular e maior pólo industrial do Brasil, o jargão do progresso encobre a urbanização precária de uma sociedade desigual. Os filmes rodados neste meio oferecem um campo notável para compreendermos como a modernização conservadora revela sua face no cinema. Além do trabalho sobre os filmes, a tese procura averiguar em qual medida as obras analisadas estabelecem continuidades ou rupturas em relação à produção anterior, na forma plástica e nas narrativas. Os resultados revelam que sendo a utopia um problema na representação da cidade no cinema brasileiro, no caso de São Paulo o desajuste das personagens se deve a que o progresso da cidade resulta de um desenvolvimento que combina modernidade econômica com uma elite aferrada ao poder. (AU)

Processo FAPESP: 03/01575-5 - Lugares de sao paulo: a cidade e seus habitantes no cinema. .
Beneficiário:Marta Moraes Nehring
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado