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Avaliação e controle de margem de carregamento em sistemas elétricos de potência

Texto completo
Autor(es):
Cristiane Lionço Zeferino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos
Data de defesa:
Membros da banca:
Geraldo Roberto Martins da Costa; Antonio Roberto Balbo; Edmarcio Antonio Belati; Vivaldo Fernando da Costa; Vanusa Alves de Sousa
Orientador: Geraldo Roberto Martins da Costa; Vanusa Alves de Sousa
Resumo

Neste trabalho é proposta a determinação do ponto de Máximo Carregamento (PMC) em sistemas elétricos de potência por meio do método da Função Lagrangiana Barreira Modificada (FLBM), uma variante do método de Pontos Interiores (PI). Também por meio do método da FLBM, busca-se determinar qual é a barra, para cada sistema, que apresenta a maior sensibilidade em relação ao fator de carregamento, ou seja, qual seria a primeira barra que deveria sofrer corte de carga a fim de aumentar a margem de carregamento do sistema e, assim, evitar o colapso de tensão. Para comprovação dos resultados obtidos por meio do método da FLBM utiliza-se a técnica de Análise de Sensibilidade (AS). A formulação do problema tem como restrições de igualdade as equações de balanço de potência do sistema elétrico e como restrições de desigualdade os limites de tensões nas barras, assim como os limites de geração de potência reativa nas barras com controle da referida potência. Estudos de casos foram realizados em um sistema de 3 barras e nos sistemas IEEE 14, 57, 118 e 300 barras; tais estudos demonstraram a robustez e a eficiência dos algoritmos propostos. (AU)

Processo FAPESP: 06/02295-4 - Avaliação e controle da margem de carregamento em sistemas elétricos de potência
Beneficiário:Cristiane Lionço Zeferino
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado