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A estação rodoviária de Jaú e a dimensão urbana da arquitetura

Texto completo
Autor(es):
Cesar Shundi Iwamizu
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim; Antonio Carlos Barossi; Fernando de Mello Franco
Orientador: Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim
Resumo

Projetada pelo Arquiteto João Batista Vilanova Artigas em 1973, a Estação Rodoviária de Jaú se caracteriza por uma engenhosa solução estrutural e por uma precisa inserção no tecido urbano da cidade. Ao estudar as relações entre o edifício e a cidade, a pesquisa se estendeu ao conjunto de quinze projetos que Artigas realizou naquele município em um arco temporal de dez anos, período que marca seu crescente envolvimento em projetos de caráter urbanístico e, contraditoriamente, seu afastamento da Universidade pela Ditadura Militar. Organizado em duas leituras principais O desenho do Chão e O desenho do Teto o presente trabalho analisa outros projetos realizados por Artigas, desde o início de sua atividade profissional, com o objetivo compreender a síntese encontrada no projeto da Estação Rodoviária de Jaú. (AU)

Processo FAPESP: 06/53961-4 - A rodoviária de Jaú e a dimensão urbana da arquitetura
Beneficiário:Cesar Shundi Iwamizu
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado