Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos do resveratrol, polifenol da uva, sobre metabolismo basal e hepático, estresse oxidativo e perfil lipídico em ratos submetidos a dieta rica em sacarose e sua associação ao consumo de etanol

Texto completo
Autor(es):
Katiucha Karolina Honório Ribeiro Rocha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 79 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu).
Data de defesa:
Membros da banca:
Célia Regina Nogueira; Regina Coeli Vasques de Miranda Burneiko; Fernanda Mani; José Maurício Sforcin
Orientador: Ethel Lourenzi Barbosa Novelli
Resumo

O objetivo deste capítulo foi determinar os efeitos do resveratrol sobre parâmetros morfométricos e nutricionais de ratos suplementados com etanol e com etanol associado à sacarose, foram utilizados 30 ratos machos Wistar divididos em 5 grupos (n=6/grupo). O grupo C, considerado controle recebendo água destilada; grupo E que recebeu água destilada durante 4 dias semanais e etanol 30% durante 3 dias semanais; grupo ER que recebeu água destilada durante 4 dias semanais e etanol 30% contendo resveratrol (6mg/L) 3 dias semanais; grupo ES que recebeu solução aquosa de sacarose 30% durante 4 dias semanais e a mistura sacarose 30% com etanol 30% durante 3 dias semanais e o grupo ESR que recebeu solução aquosa de sacarose 30% durante 4 dias semanais e a mistura sacarose e etanol como no grupo ES e resveratrol (6mg/L) durante 3 dias semanais. Os animais receberam dieta padrão ad libitul17. Período experimental: 75 dias. Estatística: ANOV A, (p<0,05). O etanol reduziu a palatabilidade e consumo líquido e promoveu elevação da energia total ingerida em relação ao C, exceto no grupo ESR A associação de etanol com sacarose reduziu o consumo de ração, preferência alimentar e elevou a eficiência alimentar em comparação com C e E, bem como energia total ingerida em relação ao E. O tratamento com resveratrol no grupo ER reduziu o consumo de etanol e a energia total ingerida em relação ao E, além de reduzir a preferência alimentar e o índice de Lee, quando comparado ao C. Já o tratamento com resveratrol em animais que receberam etanol e sacarose elevou a energia total ingerida, preferência e eficiência alimentar, além de reduzir o consumo de ração em relação aos grupos C, E e ER. O tratamento com resveratrol aumentou o consumo líquido e de etanol no grupo ESR em comparação com E, ER e ES e elevou a palatabilidade e consumo de resveratrol em relação ao grupo ER. O ... (AU)

Processo FAPESP: 07/59086-0 - Efeitos do resveratrol, polifenol da uva, sobre metabolismo basal e hepatico, estresse oxidativo e perfil lipidico em ratos submetidos a dieta rica em sacarose e sua associacao ao consumo de etanol.
Beneficiário:Katiucha Karolina Honório Ribeiro Rocha
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado