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A representação do ato de ensinar: continuidades e rupturas da concepção de ensino na pedagogia tradicional, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica : uma análise a partir das teses e dissertações no Portal da CAPES

Texto completo
Autor(es):
Merilin Baldan
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Alessandra Arce Hai
Resumo

Ao estudar a história da educação e a história das ideias pedagógicas observamos no século XX o embate entre o tradicional e o inovador. A crítica promulgada pela Escola Nova contra o Ensino Tradicional denota aspecto negativo do ato de ensinar e, invariavelmente, as ideias pedagógicas que defendem o ato de ensinar são aproximadas com o termo “tradicional”. As correntes pedagógicas que defendem o ato de ensinar, dentre elas: a Pedagogia Tradicional (PT), a Psicologia Histórico-Cultural (PsHC) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PsHC); tem sido alvo de comparações e de críticas pelos movimentos contemporâneos que fazem a crítica ao ensino, denominando-as, sob o julgo negativo do termo “tradicional”. Assim algumas questões têm nos inquietado: Seria possível que a aproximação entre a PT, a PsHC e a PeHC? Em que medida há aproximações e rupturas nas ideias pedagógicas? Quais os interesses em aproximá-las ou em distanciá-las? O objetivo geral foi de analisar a defesa do ato de ensinar da PT, da PsHC e da PeHC presente na história das ideias pedagógicas. Para tal, utilizamos como categorias de análise a concepção de sociedade, concepção de homem, concepção de educação, concepção do ato de ensinar (processo de ensino aprendizagem), concepção de professor e concepção de aluno. Os objetivos específicos foram (a) investigar a representação do ato de ensinar das correntes pedagógicas nas teses e dissertações presentes no portal da CAPES e (b) analisar a relação entre o “tradicional” e o “moderno” na construção histórica das ideias pedagógicas. O referencial teóricometodológico ancora-se na história das ideias pedagógicas, articulando o materialismo histórico-dialético e as contribuições da Escola dos Annales. A revisão bibliográfica compreendeu o levantamento e a análise de vinte e uma produções acadêmicocientíficas... (AU)

Processo FAPESP: 08/07923-9 - O ato de ensinar: continuidades e rupturas da concepção de ensino na pedagogia tradicional, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica.
Beneficiário:Merilin Baldan
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado