Busca avançada
Ano de início
Entree


Potencial alelopático de extratos e frações de Neea theifera Oerst. (Nyctaginaceae) sobre sementes e plântulas de Lactuca sativa

Texto completo
Autor(es):
Valter Henrique Marinho dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 44 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências de Botucatu
Data de defesa:
Membros da banca:
Giuseppina Pace Pereira Lima; Rosana Marta Kolb
Orientador: Regildo Márcio Gonçalves da Silva
Resumo

A alelopatia é um mecanismo de interação bioquímica entre vegetais, considerada uma forma de adaptação química defensiva das plantas. Neste fenômeno, biomoléculas produzidas por uma planta são liberadas para o meio ambiente e influenciam no crescimento e desenvolvimento de plantas vizinhas. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o potencial alelopático de extratos e frações de folhas de Neea theifera, por meio de bioensaios de pré e pós-emergência. Para tanto, sementes e plântulas de Lactuca sativa foram tratadas com o extrato orgânicos (nhexânico, acetato de etila e metanólico) em diferentes concentrações (5, 10 e 20 mg/mL), e frações do extrato metanólico bruto de Neea theifera, além de um grupo controle negativo (água). O teste de viabilidade nas sementes submetidas aos extratos foi realizado pelo teste do tetrazólio, já o teste de fitotoxicidade foi elucidado pela determinação do índice mitótico. Foi realizada também uma triagem fitoquímica por meio de reações específicas para detecção de possíveis classes químicas dos extratos avaliados, além de avaliar o perfil cromatográfico por meio de cromatografia de camada delgada e reveladores específicos. De acordo com a metodologia adotada e os resultados obtidos foi possível elucidar o potencial alelopático, assim como propor um mecanismo de ação dos aleloquímicos desta espécie (AU)

Processo FAPESP: 09/12789-2 - Avaliação do potencial alelopático de extratos e frações das folhas de Neea theifera Oerst. (Nyctaginaceae) na viabilidade germinativa de sementes de Lactuca sativa.
Beneficiário:Valter Henrique Marinho dos Santos
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado