Busca avançada
Ano de início
Entree


Critérios de avaliação das exigências em treonina, triptofano, valina e isoleucina para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade

Texto completo
Autor(es):
Karina Ferreira Duarte
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Otto Mack Junqueira
Resumo

Quatro experimentos foram conduzidos no Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Campus de Jaboticabal- SP, com o objetivo de estabelecer diferentes critérios de avaliação das exigências dos aminoácidos digestíveis treonina, triptofano, valina e isoleucina para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade. Em cada experimento foram utilizados 1.920 frangos de corte machos com 22 dias de idade da linhagem “Cobb”, distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso, com seis tratamentos e oito repetições de 40 aves cada. Os tratamentos consistiram no fornecimento de dietas formuladas com base em aminoácidos digestíveis contendo seis diferentes níveis do aminoácido em estudo. Foram avaliados os dados de desempenho (ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar e viabilidade criatória) e as características de carcaça (rendimento de carcaça, de peito, de coxas+sobrecoxas, de dorso e de asas). Para a determinação das exigências do aminoácido estudado, foram utilizados três modelos de regressão: o modelo quadrático, o modelo exponencial e o de retas segmentadas ou broken line (“linha quebrada”), com 90% do quadrado máximo, estabelecendo equações principalmente para ganho de peso e conversão alimentar. Em caso de significância estatística, foi adotado também o procedimento de comparação das médias pelo Teste de Duncan a 5% de probabilidade. Com base no comportamento dos dados os níveis de 0,7642 e 0,7514% de treonina digestível (treonina:lisina digestíveis de 71,19% e 70,00%), determinados pelo modelo broken line e pelo teste de Duncan a 5% de probabilidade respectivamente, promoveram os melhores resultados de conversão alimentar. O triptofano digestível, quando no nível de 0,2255% (triptofano:lisina digestíveis de 21%) indicou melhora na conversão alimentar e os níveis de 0,1825 e 0,1919%... (AU)

Processo FAPESP: 05/55549-0 - Diferentes criterios de avaliacao das exigencias em triptofano, treonina, valina e isoleucina para frangos de corte na fase de 22 a 42 dias de idade.
Beneficiário:Karina Ferreira Duarte
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado