Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo epidemiológico, genotípico e fenotípico de estirpes de Staphylococcus aureus produtoras de biofilmes isoladas do ambiente de ordenha e de casos de mastite bovina

Texto completo
Autor(es):
Poliana de Castro Melo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Antonio Nader Filho; Paulo Pinto Gontijo Filho
Resumo

A prevalência da mastite por Staphylococcus aureus em rebanhos leiteiros ocorre devido à sua alta infectividade associada a fatores de virulência que conferem ao microrganismo a capacidade de se instalar no parênquima mamário. Sendo assim o objetivo da presente pesquisa foi avaliar as características fenotípicas, genotípicas e epidemiológicas das estirpes de S. aureus oriundas de leite de vacas com mastite bovina, leite do tanque de expansão, insufladores, mangueiras condutoras de leite, borracha do vácuo, borracha da tampa do tanque de equilíbrio, saída do tanque de equilíbrio, superfície do tanque de expansão e mãos de ordenhadores, em uma propriedade leiteira no município de Indianópolis-MG, no período de Agosto de 2008 a Setembro de 2009. Para tanto foram utilizados os seguintes testes: California Mastitis Test, isolamento microbiológico, provas bioquímicas, extração de DNA, reação em cadeia da polimerase, teste de microplacas, teste do Ágar vermelho congo, microscopia eletrônica de varredura, eletroforese de campo pulsado, teste de sensibilidade aos antimicrobianos, contagem de unidades formadores de colônias, ATP-bioluminescência, eficiência do hipoclorito de sódio e isolamento de pró-fagos e fagos. Os resultados revelaram 440 estirpes de S. aureus com produção de biofilme visualizados nos testes fenotípicos e na microscopia de varredura sendo hla, clfab, agrA e sarA os genes mais prevalentes. Foram também observados a presença de 70 pulsotipos diferentes, sendo o leite de vacas e insufladores os locais com maior quantidade de pulsotipos. Quanto a resistência bacteriana frente aos antimicrobianos foi observada uma maior resistência da Penicilina (90%), Eritromicina (80%)... (AU)

Processo FAPESP: 08/04162-7 - ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO, GENOTÍPICO E FENOTÍPICO DE ESTIRPES DE Staphylococcus aureus PRODUTORAS DE BIOFILMES ISOLADAS DO AMBIENTE DE ORDENHA E DE CASOS DE MASTITE BOVINA.
Beneficiário:Poliana de Castro Melo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado