Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia molecular aplicada ao diagnóstico da mastite bovina causada por Staphylococcus aureus

Processo: 99/02208-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Nader Filho
Beneficiário:Rosane Pereira de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Coagulase   Leite   Mastite bovina   Proteína A   Staphylococcus aureus

Resumo

Investigação da relação epidemiológica e da presença de fatores de virulência em cepas de Staphylococcus aureus isoladas em casos de mastite bovina. As amostras serão obtidas a partir de SWAB estéril em úberes de vacas com suspeita de mastite clínica ou subclínica causada por Staphylococcus aureus, além do exame bacteriológico de prováveis fômites na linha de ordenha - ordenhadeiras, água para lavagem do úbere, mão dos ordenhadores, água para abastecimento da propriedade, -, e do leite individual dos animais. A caracterização das amostras será realizada por métodos fenotípicos (propriedades bioquímicas e de cultura, teste da coagulase. Determinação da atividade hemolítica) e genotípicos. Para análise da relação epidemiológica dos isolados serão obtidos perfis de resistência a antibióticos, perfis de DNA cromossomal. Amplificação dos genes codificadores da região x da proteína a, da coagulase estafilocócica e do espaçador Intergênico do intervalo 16s-23s rRNA. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Rosane Pereira de. Epidemiologia molecular da mastite bovina causada por Staphylococcus aureus. 44 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.