Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise de resoluções de problemas de cálculo diferencial em um ambiente de interação escrita

Texto completo
Autor(es):
Leonardo Barichello
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Rosana Giaretta Seguerra Miskulin
Resumo

A partir de uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, fundamentada nas idéias de Vigotski, procuramos investigar as potencialidades didáticopedagógicas de uma dinâmica de interação entre professor e aluno, baseada na escrita e orientada pela resolução de problemas, a qual chamamos de Dinâmica RCR. Essa dinâmica pode ser sintetizada pela seqüência resoluçãocomentárioresolução, na qual a cada resolução entregue por um aluno, o professor faz alguns comentários e devolve para que o aluno continue resolvendo. Os dados da pesquisa constituemse dos blocos de interações entre aluno e professor acerca dos problemas propostos e por uma Entrevista Coletiva realizada após a coleta dessas resoluções. Dentre esses dados, escolhemos, apresentamos, analisamos e discutimos cinco casos (compostos por uma ou mais resoluções e trechos da entrevista), cada qual evidenciando uma potencialidade específica da Dinâmica RCR. Finalizamos a Dissertação reforçando essas potencialidades e apontando essa dinâmica como um valioso recurso didáticopedagógico para o professor de Matemática em todos os níveis de ensino, além de suas limitações. (AU)

Processo FAPESP: 05/03917-6 - Analise de estruturalidade de erros e classificacao mzi.
Beneficiário:Leonardo Barichello
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado