Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência da bacia hidrográfica e características espaço-temporais de variáveis limnológicas sobre reservatórios no Rio Jacuí - RS

Texto completo
Autor(es):
Flávio Wachholz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 196 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Ailton Luchiari; Albano Schwarzbold; Sergio dos Anjos Ferreira Pinto; Fabiano Tomazini da Conceição
Orientador: Archimedes Perez Filho; Waterloo Pereira Filho
Resumo

A construção de barragem é uma intervenção antrópica na rede de drenagem que altera o fluxo natural da água. O presente trabalho caracterizou e analisou a estruturação limnológica e espectral na escala espaço-temporal nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE) Passo Real e Dona Francisca do rio Jacuí – RS, e a relação com as bacias hidrográficas que os compõem no Alto Jacuí. A hipótese foi a de que ocorrem diferenças nas propriedades ópticas da água na escala espaço-temporal de reservatórios em função das próprias características e de suas bacias hidrográficas. Os procedimentos metodológicos foram: 1) adquirir dados limnológicos (transparência Secchi, temperatura, total de sólidos em suspensão - TSS, carbono orgânico dissolvido e clorofila a) e de espectrorradiometria de campo (dados hiperespectrais) do período de fevereiro de 2009 a março de 2010; 2) construção de um banco de dados com os elementos da bacia hidrográfica (geossistema e sistema socioeconômico) e as variáveis limnológicas na perspectiva espaço-temporal; 3) identificação das fragilidades da bacia hidrográfica e as características dos reservatórios que interferem na qualidade da água; 4) relacionar os dados espectrais com os dados limnológicos para verificar o potencial destes no monitoramento dos reservatórios. Os resultados mostraram que a bacia hidrográfica do reservatório Passo Real, com relevo colinoso, apresenta dominância de uso do solo com agricultura, com destaque para as culturas da soja no verão e trigo no inverno. O reservatório Dona Francisca, na base da série em cascata de reservatórios, recebe o tributário Jacuizinho, cuja bacia hidrográfica é de relevo de morros, os principais usos da terra são florestas e campos. A temperatura da água para ambos os reservatórios é inferior a 20ºC nos meses de inverno... (AU)

Processo FAPESP: 08/53364-1 - Influencia das bacias hidrograficas e caracterizacao espaco-temporal de variaveis limnologicas em reservatorios no rio grande do sul.
Beneficiário:Flávio Wachholz
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado