Busca avançada
Ano de início
Entree


O sistema GTP (Geossistema-Território-Paisagem) aplicado ao estudo sobre as dinâmicas socioambientais em Mirante do Paranapanema-SP

Texto completo
Autor(es):
Reginaldo José de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 173 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Data de defesa:
Membros da banca:
Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim; José Paulo Peccinini Pinese
Orientador: Messias Modesto dos Passos
Resumo

Com este trabalho apresentamos nossas análises sobre as dinâmicas socioambientais no município de Mirante do Paranapanema, localizado no Sudoeste Paulista ou Pontal do Paranapanema que, por sua vez, está inserido em um recorte territorial/regional mais amplo, ou seja, a Raia Divisória São Paulo-Paraná-Mato Grosso do Sul. Partimos do principio geral de que o estudo do meio ambiente no âmbito da ciência geográfica deve ser conduzido por uma perspectiva territorial. Então, tomamos o sistema teóricometodológico elaborado por Georges Bertrand para abordarmos os fenômenos híbridos (entre sociedade e natureza) no referido município: o sistema GTP (Geossistema- Território-Paisagem). A partir deste referencial, adotamos um guia de procedimentos metodológicos baseado em: i) trabalhos de campo em Mirante do Paranapanema; ii) trabalhos de campo na Raia Divisória SP-PR-MS; iii) visitas técnicas ao Ministério Público do Estado de São Paulo; iv) realização de entrevistas semidirigidas; v) tratamento digital de imagens de satélite. A operacionalização de cada um dos itens deste guia nos possibilitou identificar singularidades paisagísticas em Mirante do Paranapanema e desenvolver nossas análises sobre as mesmas tendo-se em vista as múltiplas determinações inerentes ao processo de produção e reprodução do território e de sua (s) paisagem (ens) como expressão das dinâmicas socioambientais que existem na área de estudo. (AU)

Processo FAPESP: 07/56435-4 - O sistema GTP (Geossistema-Territorio-Paisagem) aplicado ao estudo sobre as dinamicas socioambientais em Mirante do Paranapanema-SP.
Beneficiário:Reginaldo José de Souza
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado