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Ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Presidente Prudente (SP) e saberes docentes

Texto completo
Autor(es):
Monica Podsclan Faustino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Mônica Fürkotter
Resumo

Neste trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, apresentamos resultados de uma pesquisa que tem por objetivo investigar o(s) modelo(s) de formação continuada subjacente(s) às ações de formação continuada de Matemática oferecidos pela rede municipal de ensino de Presidente Prudente e a contribuição dessas ações de formação para a construção de saberes docentes. A relevância da pesquisa está amparada na lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e que em um de seus artigos estabelece que os municípios devem implantar Planos de Carreira que contemplem a capacitação profissional especialmente voltada à formação continuada com vistas a melhoria da qualidade de ensino. Delimitamos como objetivos específicos: investigar a legislação relacionada à formação continuada de professores; traçar o perfil dos professores; investigar quais ações de formação continuada foram oferecidas pela Seduc de Presidente Prudente; investigar como os professores caracterizam as ações de formação continuada de Matemática das quais participaram e se reconhecem mudanças na sua prática após participarem de tais ações; investigar o que os professores dizem dominar em relação aos conteúdos matemáticos e aos recursos didáticos; investigar o que as ações de formação continuada devem contemplar, na opinião dos professores e da coordenadora pedagógica e qual a sua contribuição para a carreira do professor, segundo a coordenadora. A pesquisa, de natureza qualitativa do tipo exploratória, utilizou como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista e análise documental. Os dados dos questionários respondidos por 201 professores constituem... (AU)

Processo FAPESP: 08/07752-0 - Investigando processos de formação continuada de professores que ensinam matemática nas séries iniciais da rede municipal de ensino fundamental de Presidente Prudente
Beneficiário:Monica Podsclan Faustino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado