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Tempo de processamento para a leitura de palavras e para a nomeação de figuras em crianças leitoras e não leitoras

Texto completo
Autor(es):
Luciene Stivanin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudia Ines Scheuer; Francisco Baptista Assumpcao Junior; Renata Mota Mamede de Carvallo; Suelly Cecilia Olivan Limongi; Monica Carolina Miranda
Orientador: Claudia Ines Scheuer
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca Central da Faculdade de Medicina; FM W4.DB8 SP.USP FM-2 2007; S872t
Resumo

O desenvolvimento e o processamento da leitura de palavras e da nomeação de figuras em leitores e não leitores têm sido fundamentados em modelos cognitivos de processamento da informação. A precisão nas respostas e o tempo de processamento devem ser considerados para estas tarefas. O tempo de processamento se refere à latência e à extensão das emissões orais. O objetivo deste estudo foi analisar o tempo de processamento para a leitura e a nomeação em crianças leitoras e não leitoras. Participaram 74 crianças leitoras de 2a, 3a e 4a séries e 20 não leitoras de 2a série do ensino fundamental de escola pública. Os estímulos de todas as provas foram caracterizados por semelhantes variáveis psicolingüísticas do material escrito, constituindo 12 grupos de palavras e figuras equivalentes em freqüência, extensão, regularidade e complexidade silábica. Um programa computacional foi desenvolvido especialmente para esta pesquisa para registrar o tempo de processamento de cada palavra lida ou figura nomeada, com precisão numérica de 8 casas decimais. As respostas corretas e o desempenho relacionado às características de cada prova, para cada grupo de estímulo e nível escolar foram também analisados. A análise estatística foi realizada por meio da ANOVA e Correlação de Pearson. Os resultados indicaram que as propriedades das palavras exerceram influência sobre o tempo de processamento e os acertos na leitura e na nomeação, caracterizando diferentes comportamentos entre as séries. A interação entre o tipo de palavra e a série escolar indica que o grau de estabilização das representações da palavra escrita na memória depende de suas propriedades, da rota utilizada pelo leitor e das estratégias envolvidas na leitura. Este fato altera o tempo de recuperação e produção destas informações. O tempo de processamento para a leitura foi menor que o da nomeação e ambas as tarefas foram influenciadas pela freqüência da palavra escrita, mostrando um componente lexical comum a ambas as habilidades. O tempo de processamento e a influência das características psicolingüísticas na nomeação foram semelhantes entre leitores e não leitores, embora os leitores tenham sido mais eficientes. As substituições fonológicas relacionadas à complexidade fonológica dos nomes e o sistema semântico preservado conduzem à hipótese de falhas na seleção dessas representações durante a recuperação dos nomes. (AU)

Processo FAPESP: 05/60488-0 - Tempo de processamento para a leitura e para a nomeação em crianças leitoras e não leitoras
Beneficiário:Luciene Stivanin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto