Busca avançada
Ano de início
Entree


Ciclagem e disponibilidade de fósforo para a soja em rotação com braquiária como espécie de cobertura

Texto completo
Autor(es):
Moniki Campos Janegitz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 78 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu).
Data de defesa:
Membros da banca:
Leonardo Theodoro Büll; Paulo Sérgio Pavinato
Orientador: Ciro Antonio Rosolem
Resumo

Os solos tropicais são carentes em fósforo (P), em consequência do material de origem e dos altos conteúdos de Fe e Al. Como o P é uma fonte mineral não renovável, as reservas mundiais são finitas e o custo da adubação é significativo, a utilização do nutriente deve obedecer a uma filosofia de maximização da eficiência. O uso do sistema de semeadura direta promove o aumento de matéria orgânica nos horizontes superficiais do solo, em decorrência da deposição de palhada, alterando a dinâmica do P e, recentemente, tem-se atribuído à braquiária a característica de disponibilizar P às culturas subsequentes. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito do cultivo de braquiária como espécie de cobertura na ciclagem e disponibilidade de P no sistema, assim como na resposta da soja à adubação fosfatada, em sistema de semeadura direta. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Lageado, na Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP-Botucatu, Estado de São Paulo. Constou de 3 tratamentos iniciais (adubação com Fosfato Natural e Solúvel, mais uma testemunha), presença ou não de braquiária e 3 doses de P na semeadura da soja. É uma área conduzida em semeadura direta com rotação de culturas há dez anos, sendo a braquiária introduzida nos últimos cinco anos, de modo que as aplicações de P na área até hoje já chegaram a 800 kg de P2O5 ha-1. Foram realizadas amostragens de solo na época da semeadura da soja (após a dessecação da braquiária), para fins de análise de fertilidade e determinação das formas de P presentes no solo, como: P microbiano, capacidade máxima de adsorção de fósforo (CMAP), índice de saturação de fósforo e também no estádio R6 (em plena maturação fisiológica) para avaliação do P microbiano e P disponível. A palhada de braquiária... (AU)

Processo FAPESP: 10/03094-8 - Ciclagem e disponibilidade de p para soja em rotação com braquiária como espécie de cobertura
Beneficiário:Moniki Campos Janegitz
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado