Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação do simbiótico fermentado com Enterococcus faecium CRL 183 e Lactobacillus helveticus ssp jugurti 416, à base de extratos aquosos de soja e de yacon (Smallanthus sonchifolius) no controle do desenvolvimento do Diabetes Mellitus

Texto completo
Autor(es):
Mariana Nougalli Roselino
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Elizeu Antonio Rossi; Daniela Cardoso Umbelino Cavallini
Resumo

O presente trabalho avaliou os efeitos do simbiótico fermentado com Enterococcus faecium CRL 183 e Lactobacillus helveticus ssp jugurti 416, à base de extratos de soja e de yacon produzidos em ratos com Diabetes mellitus, cuja indução foi feita quimicamente pela administração intraperitoneal de estreptozotocina (50mg/kg de peso corporal). Os animais foram divididos em quatro grupos experimentais (n=10): I - animais não diabéticos que receberam somente ração (controle negativo); II - animais diabéticos que receberam somente ração (controle positivo); III – animais diabéticos que receberam ração + dose de 1 mL/Kg de peso corpóreo/dia do produto não fermentado a base de soja e yacon; IV – animais diabéticos que receberam ração + dose de 1 mL/Kg de peso corpóreo/dia do produto fermentado a base de soja e yacon. No produto em estudo foram quantificadas a viabilidade dos microrganismos probióticos e a concentração dos frutanos (FOS e inulina). O período experimental foi de 59 dias e os parâmetros avaliados foram: peso corpóreo dos animais, ingestão hídrica e alimentar, Coeficiente de Eficácia Alimentar (CEA), glicemia, enzimas aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT), triglicerídeos, colesterol, HDL, nHDL-C, gorduras epididimal e retoperitonial, músculos sóleo e extensor longo dos dedos, cortes histológicos de fígado, pâncreas e rim e, análise de biomarcadores de estresse oxidativo, TBARS (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico) e DPPH (2,2 - difenil-1-picril de hidrazila). Não foi observada diferença entre os grupos que receberam os produtos não fermentado e fermentado quando comparado com o grupo de diabéticos que não recebeu tratamento, para consumo de água, ração e peso corporal. O mesmo foi observado para os parâmetros bioquímicos, exceto... (AU)

Processo FAPESP: 10/11894-4 - Avaliação do simbiótico fermentado com Enterococcus faecium CRL 183 e Lactobacillus helveticus ssp jugurti 416, à base de extratos aquosos de soja e yacon(Smallanthus sonchifolius) no desenvolvimento do Diabetes mellitus.
Beneficiário:Mariana Nougalli Roselino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado