Busca avançada
Ano de início
Entree

O emprego da metodologia de superfície de resposta no desenvolvimento de um novo produto simbiótico, fermentado com Enterococcus faecium e Lactobacillus jugurti, a base de extratos aquosos de soja e de yacon.

Processo: 06/58497-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Elizeu Antonio Rossi
Beneficiário:Nadiége Dourado Pauly Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Probióticos   Yacon   Prebióticos   Soja   Inulina

Resumo

O estudo tem como objetivo verificar, através da metodologia da superfície de resposta, as melhores condições para a utilização simultânea de extratos aquosos de soja e de yacon na obtenção de um novo produto fermentado que apresente as propriedades de um alimento simbiótico, em decorrência da presença das culturas de Enterococcus faecium e Lactobacillus jugurti e da utilização da raiz de yacon, fonte de inulina (prebiótico), um ingrediente não digerível pelo nosso organismo que irá auxiliar na seleção de determinadas bactérias da microbiota intestinal, principalmente as bifidobactérias do cólon. É também esperada a contribuição benéfica da soja, uma vez que apresente vários componentes bioativos capazes de auxiliar na redução de várias doenças crônico-degenerativas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Nadiége Dourado Pauly. O emprego da metodologia de superfície de resposta no desenvolvimento de um novo produto simbiótico, fermentado com Enterococcus faecium CRL 183 e Lactobacillus helveticus ssp jugurti 416, à base de extratos aquosos de soja e de Yacon (Smallanthus sonchifolius). 2009. 122 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.