Busca avançada
Ano de início
Entree


Aspectos produtivos e sanitários de sementes de feijoeiro em função do uso de diferentes coberturas de solo no sistema de plantio direto

Texto completo
Autor(es):
Graciela Bassan Rodrigues
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ilha Solteira. 67 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira).
Data de defesa:
Membros da banca:
Orivaldo Arf; Roberval Daiton Vieira
Orientador: Marco Eustáquio de Sá
Resumo

Plantas de cobertura são de grande importância para conservação e proteção do solo, além de serem grandes fontes de nutrientes minerais para as culturas seguintes. Assim, o trabalho teve o objetivo de verificar os efeitos de diferentes plantas de cobertura do solo, utilizando leguminosas e uma gramínea isoladas em consórcio leguminosa/gramínea e uma área de pousio, sobre o desenvolvimento, produção, qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijão do cultivar Pérola. O experimento foi conduzido em duas etapas, sendo a primeira com a implantação das plantas de cobertura que foram: guandu, crotalária, feijão-de-porco, mucuna preta e o milheto isoladas e o consórcio leguminosas/milheto com linhas alternadas e parcelas de 10 linhas/10 metros no verão. Na segunda etapa a área com as plantas de cobertura foi manejada para a semeadura do feijoeiro no outono/inverno e subdivididas em cinco linhas de cinco metros para as épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura que aconteceu aos 25, 30 e 35 dias após a semeadura. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições. Avaliou-se produção de massa verde e seca, teores de nutrientes para as plantas de cobertura, população final de plantas, componentes produtivos (número de vagens e de sementes por planta, número de sementes por vagem, massa de 100 sementes), produtividade de sementes, qualidade fisiológica e sanitária de sementes. Os resultados obtidos mostraram que as plantas de cobertura apresentaram bons teores e bom potencial de retorno de nutrientes, sendo que o consórcio leguminosa/gramínea na maioria dos casos apresentou melhores resultados em relação à planta cultivada em sistema solteiro, com destaque para o consórcio mucuna+milheto. As diferentes plantas de cobertura e épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura não afetaram os componentes... (AU)

Processo FAPESP: 05/58875-6 - Aspectos produtivos e sanitarios de sementes de feijoeiro em funcao do uso de diferentes coberturas de solo no sistema de plantio direto.
Beneficiário:Graciela Bassan Rodrigues
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado