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Tambores da missão: a conservação como instrumento de preservação da memória afro-brasileira

Texto completo
Autor(es):
Glaucia Graziano Ribeiro Porto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo
Data de defesa:
Orientador: Percival Tirapeli
Resumo

Essa dissertação tem como objetivo tratar dos conceitos contemporâneos de conservação e sua aplicabilidade, tendo como base as obras dos autores Chris Caple e Salvador Muñoz Viñas. De posse da compreensão desses conceitos, do estudo da história da restauração e considerando os códigos de conduta e ética bem como algumas cartas de restauro; analisei um caso de restauração. O caso em questão se trata do restauro de 18 tambores de Xangô, atualmente sob a salvaguarda do Centro Cultural São Paulo, que foram restaurados por um luthier em 1994. A partir deste trabalho de restauração, questionei as finalidades de um restauro, os aspectos particulares do objeto a serem preservados, as prioridades do restaurador e como esse trabalho pode mudar a leitura que fazemos de um determinado objeto. A dissertação partiu de um panorama geral da história da restauração, passando pela concepção de um patrimônio brasileiro e finalmente pelas teorias contemporâneas de conservação. Sobre o estudo de caso, destaco a análise de três aspectos presentes nos tambores de Xangô: aspectos históricos, simbólicos e estéticos. No percurso longo desse trabalho, me propus a mergulhar no universo desses objetos e fazer o caminho proposto por alguns teóricos como o mais justo e equilibrado antes de realizar qualquer intervenção: a transdisciplinaridade. Portanto, analisei-os historicamente; simbolicamente, já que são essenciais nos cultos afro-brasileiros e são carregados de simbolismos; e esteticamente, já que possuem pressupostos estéticos. Com este trabalho, espero ter contribuído para que pensemos na importância do nosso patrimônio e como estamos tratando-o para as futuras gerações. Espero também ter atentado para a necessidade de pesquisas sobre conservação e restauração no Brasil e, principalmente, para a importância da cultura negra no Brasil e o respeito às suas práticas religiosas (AU)

Processo FAPESP: 07/52154-0 - A dualidade das instâncias estética e histórica na restauração: um estudo baseado no restauro dos tambores da Missão de Pesquisas Folclóricas
Beneficiário:Glaucia Graziano Ribeiro Porto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado