Busca avançada
Ano de início
Entree


Expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-α-hidroxilase/17, 20-liase) na vagina de fêmeas de preás (Galea spixii, Wagler, 1831)

Texto completo
Autor(es):
Amilton Cesar dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Antônio Chaves de Assis Neto; Maria Angélica Miglino; Moacir Franco de Oliveira
Orientador: Antônio Chaves de Assis Neto
Resumo

Para a metabolização de hormônios esteroides sexuais é essencial a participação de enzimas esteroidogênicas. A enzima citocromo P450c17 é responsável pela produção de andrógenos e a enzima citocromo P450 aromatase é responsável pela produção de estrógenos, sendo que, ambas as enzimas necessitam formar um complexo com uma enzima parceira, denominada NADPH citocromo P450 redutase, para realizar a metabolização destes hormônios essenciais para a diferenciação sexual. Objetivou-se imunolocalisar as três enzimas acima citadas no tecido vaginal de fêmeas de roedores Galea spixii. Para tanto, o experimento foi desenvolvido utilizando técnicas de citologia esfoliativa vaginal para definição das fases do ciclo estral, técnicas de microscopia de Luz, Eletrônica de Varredura e testes de imunohistoquímica para detecção das enzimas: citocromo P450c17, citocromo P450 aromatase, e NADPH citocromo P450 redutase. Constatou-se no presente estudo que o ciclo estral das fêmeas de preás silvestres do semiárido apresenta ciclo estral com duração de 15,85 ± 1,4 dias, com a formação e ruptura da membrana de oclusão vaginal durante cada ciclo estral. A vagina apresenta um clitóris hipertrofiado com o óstio uretral que se abre no topo do mesmo, e ausência de um vestíbulo vaginal. O epitélio da mucosa vaginal sofre modificações proliferativas, se espessando e se adelgando de acordo com a respectiva fase do ciclo estral. As enzimas citocromo P450 aromatase e NADPH redutase estão imunolocalizadas durante todo o ciclo estral no epitélio e tecido conjuntivo da vagina de Galea spixii. Por outro lado, a enzima P450c17 está imunolocalizada no epitélio vaginal durante todas as fases do ciclo estral, porém não está presente no estro. Com estes dados pode-se sugerir que ocorre uma metabolização local de hormônios estrógenos e andrógenos no tecido vaginal o que podem estar relacionado com a proliferação celular, variação na vascularização e inervação e ruptura da membrana de oclusão vaginal. (AU)

Processo FAPESP: 11/03655-2 - Expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-±-hidroxilase/17, 20-liase) na vagina de fêmeas de preás (Galea spixii, Wagler, 1831)
Beneficiário:Amilton Cesar dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado