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O fato da consciência como primeiro princípio da filosofia: teoria da representação

Texto completo
Autor(es):
Ivanilde Aparecida Vieira Cardoso Fracalossi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Lucia Mello de Oliveira Cacciola; Eduardo Brandão; Giorgia Cecchinato; Thelma Silveira da Mota Lessa da Fonseca; Marcio Suzuki
Orientador: Maria Lucia Mello de Oliveira Cacciola
Resumo

A meta deste trabalho em um primeiro momento é a de analisar e compreender o pensamento de Reinhold encadeado na primeira edição das Cartas sobre a filosofia kantiana e no período da Filosofia elementar, tendo como foco o fato da consciência como primeiro princípio de toda a filosofia e o propósito de unificação sistemática, em que o autor almeja unir o que em Kant estava separado, isto é, o autor propõe que tanto a filosofia teórica quanto a prática saiam do mesmo princípio e, para isso, inverte a dedução transcendental de Kant ao partir do Incondicionado e ao estabelecer graus de espontaneidade na estrutura transcendental da representação. É nesse movimento e nas questões problemáticas que ele engendra que focalizamos nossos esforços e, em um segundo momento, concentramo-nos na filosofia prática, onde queremos mostrar a importância do legado deixado por Reinhold e o quanto ele se afasta da filosofia kantiana ao introduzir e desenvolver a teoria dos impulsos no fundamento da faculdade de desejar. Tais impulsos, ao instituírem a ligação entre as faculdades e a força representante, são responsáveis pela decisão entre o mero desejo e a ação concreta, entre a possibilidade e a efetividade da representação. (AU)

Processo FAPESP: 09/00300-9 - O fato da consciência como primeiro princípio da filosofia: teoria da representação
Beneficiário:Ivanilde Aparecida Vieira Cardoso Fracalossi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado