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Processamento auditivo comportamental e eletrofisiológico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Texto completo
Autor(es):
Ana Carla Leite Romero
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Ana Cláudia Figueiredo Frizzo; Simone Aparecida Capellini
Resumo

Introdução: O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e os distúrbios do processamento auditivo têm sido cada vez mais observados nas crianças em idade escolar, e são apontados como um dos principais fatores para o baixo rendimento dessas crianças. Os testes de processamento auditivo, comportamentais e eletrofisiológicos podem ser úteis na investigação da via auditiva central de crianças com TDAH, uma vez que os testes comportamentais revelam déficits funcionais e os testes eletrofisiológicos indicam déficits na integridade e no funcionamento do sistema nervoso auditivo central. Objetivo: Comparar e correlacionar os achados da Avaliação Comportamental e Eletrofisiológica do Processamento Auditivo das crianças com e sem TDAH. Método: Participaram deste estudo 30 crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, sendo 15 do grupo controle (sem TDAH) e 15 do grupo pesquisa (com TDAH), com limiares audiométricos dentro dos padrões de normalidade. O grupo controle foi composto por crianças que apresentavam desempenho satisfatório, em português e matemática, por dois bimestres consecutivos, e o grupo pesquisa foi composto por crianças com diagnóstico de TDAH que ainda não estavam em processo de intervenção fonoaudiológica. Como procedimentos de avaliação foram utilizados os testes eletrofisiológicos, P300 e Mismatch Negativity com estímulos variando quanto à frequência e à duração, e testes de processamento temporal de padrão de frequência (TPF) e de duração (TPD). Resultados: Na comparação entre o desempenho das crianças com e sem TDAH na avaliação eletrofisiológica da audição foram observadas diferenças estatísticamente significantes para a amplitude de P2 da orelha esquerda, que foi maior para o grupo com TDAH, e para a amplitude e latência de N2, também da orelha esquerda... (AU)

Processo FAPESP: 11/12848-9 - Processamento auditivo comportamental e eletrofisiológico em crianças com Transtorno do Déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Beneficiário:Ana Carla Leite Romero
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado