Busca avançada
Ano de início
Entree


Sinalização intracelular desencadeada por concentrações subtóxicas de estreptozotocina em células neuro-2A: modelo in vitro de neurodegeneração associada à doença de Alzheimer.

Texto completo
Autor(es):
Caio Henrique Yokoyama Mazucanti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Cristoforo Scavone; Eliana Hiromi Akamine; Tania Marcourakis
Orientador: Cristoforo Scavone
Resumo

A estreptozotocina (STZ) é utilizada como modelo de indução do Diabetes, e mais recentemente, sua injeção intracerebroventricular (icv) tem sido utilizada como modelo animal de DA. Nosso objetivo neste trabalho é o de avaliar os efeitos causados por doses subtóxicas de STZ em uma linhagem de neuroblastoma sobre a cascata intracelular associada à sinalização de insulina. Os resultados confirmam a doação espontânea de NO pela STZ e sugerem que a droga é capaz de modular a cascata intracelular associada ao receptor de insulina devido à doação do radical livre. O perfil de produção de EROs induzido por STZ pode ser a causa da sua neurotoxicidade. Por fim, foi visto que o tratamento com STZ, bem como a indução de resistência à insulina, é capaz de impedir a formação de neuritos pelo tratamento com NGF. Dessa forma, este trabalho contribui para a elucidação dos mecanismos pelos quais a injeção icv de STZ pode causar algumas características de toxicidade neuronal semelhantes à DA. (AU)

Processo FAPESP: 10/14090-3 - Sinalização intracelular desencadeada por concentração subtóxica de estreptozotocina em células neuro2A: modelo in vitro de neurodegeneração associada ao Alzheimer
Beneficiário:Caio Henrique Yokoyama Mazucanti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado