Busca avançada
Ano de início
Entree


Região geográfica e o regional na literatura brasileira: a representação do sertão em Guimarães Rosa e os debates sobre a formação do Brasil

Texto completo
Autor(es):
Renata Santos Rente
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Heinz Dieter Heidemann; Joao Adolfo Hansen; Carlos de Almeida Toledo
Orientador: Heinz Dieter Heidemann
Resumo

Esta pesquisa tematiza os estudos sobre a relação entre Geografia e Literatura, a partir da análise das interpretações sobre o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, por meio da qual elaboramos uma reflexão crítica à modernização entendida como formação e generalização das relações sociais capitalistas. Para isso, investigamos algumas interpretações que relacionam a prosa rosiana e a literatura regionalista, apresentando alguns nexos para pensar a noção de região sistematizada na Geografia. Nesse percurso, situamos algumas questões acerca do tratamento recorrente da questão regional no Brasil, aprofundando o estudo da obra de Guimarães Rosa em relação aos debates sobre a formação do país. Discutimos o processo de formação da aparência de autonomia entre as esferas política e econômica, expondo criticamente os discursos sobre a região e a necessidade do planejamento estatal, problematizando também a aparência de autonomia dos campos intelectual e artístico. (AU)

Processo FAPESP: 10/14772-7 - A discussão de região na Geografia e a presença da questão regional na Literatura Brasileira: A representação do sertão em Guimarães Rosa e os debates sobre a formação do Brasil.
Beneficiário:Renata Santos Rente
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado